Maio: o mês das noivas

Conheça o motivo para maio ter sido escolhido o mês das noivas

Existem alguns motivos para maio ser o mês das noivas. Um deles é relacionado com os países do Hemisfério Norte, mais especificamente com a influência das estações daquela parte do mundo. Quando surgiu a tradição, devido as baixas temperaturas, tomar banhos no outono e no inverno era raro, já que não existia sistemas de aquecimento de água. Com isso, o banho era adiado para os meses de calor. Ou seja, na primavera e verão, e o primeiro banho do ano costumava acontecer entre abril e maio. A primavera é a primeira estação depois dos dias frios e também é o mês das flores. Os casais acabavam unindo o útil ao agradável: a probabilidade de que convidados e noivos estivessem de banho tomado para a festa. Eles também garantiam uma decoração florida e cheia de vida para o grande dia.

O Brasil também importou essa prática durante muitos anos, devido a colonização europeia. E isso fez com que a quantidade de cerimônias em maio fosse igualmente significativa. Atualmente, dezembro é o mês das noivas aqui no nosso país. O mês  é escolhido geralmente por causa das férias coletivas das empresas e a chegada do 13º salário.

Outros motivos

Outra hipótese é que, segundo a Igreja Católica, maio é visto como o mês oficial de homenagens à figura de Maria, mãe de Jesus Cristo – por isso, é também conhecido como “mês das mães*”. Pela carga feminina do mês também foi associado às noivas, para trazer boa sorte a mulher que se casa.

No mundo

Na Inglaterra, junho é considerado o mês ideal por conta de uma tradição da antiguidade. Junho é o mês de homenagear Juno, deusa das mulheres e dos casamentos. Já nos Estados Unidos, os americanos preferem realizar suas cerimônias em fevereiro, por conta do Valentine’s Day, e é considerado o mês nacional dos casamentos.

 

* O Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo de mês de maio.

Você também pode gostar…

0 Comments

Submit a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.