Qual é o papel do pai da noiva?

8, Agosto

O pai da noiva é figura importante no dia do casamento. Afinal, ele teve o papel de amar, orientar, apoiar e educar sua filha ao longo de toda sua vida. Mas, em um dia tão importante quanto unir-se para sempre com outra pessoa, qual é o papel que ele de fato deve desempenhar?

O pai da noiva é quem deve pagar pela festa?

Já ouviu falar em dote? Trata-se de uma tradição bem antiga, na qual a família da noiva doava à família do noivo uma determinada quantia em dinheiro e bens como uma espécie de adiantamento da herança. Mórbido, né?

Acontece que no século XX os dotes foram extintos. Só que foi aí que surgiu uma nova tradição: a que os pais devem bancar o vestido de noiva, o enxoval, a igreja, a festa e até mesmo a lua de mel!

Mas os tempos mudaram e, hoje, a menos que o pai possa e faça questão, não existe qualquer obrigatoriedade nisso. Alguns ajudam voluntariamente nos preparativos, mas não é uma regra, uma vez que hoje em dia é mais comum que os próprios noivos arquem com as despesas.

O pai deve levar a noiva até o altar?

Esse costuma ser um momento muito especial para pais e filhas. Afinal, quantos deles sonham com esse momento? Por muito tempo as cerimônias tinham cortejos que incluíam a entrada do noivo, dos pais, dos padrinhos e madrinhas, pajens e damas e, por fim, a grande entrada da noiva com o pai ao som da marcha nupcial.

Embora em algumas cerimônias continue sendo dessa maneira, apesar da beleza e simbolismo do gesto, também não é uma regra. Na ausência do pai, seja por conta de brigas ou falecimento, a noiva pode entrar com seu padrinho, irmão, padrasto, avô, tio, ou até mesmo com um amigo muito querido.

Você também pode gostar…

Como funciona o Cerimonial do Dia?

Como funciona o Cerimonial do Dia?

Como funciona o Cerimonial do Dia? No Bistrô 160 você conta com um time incrível de cerimonial, que cuidará para que o...

0 Comments

Submit a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.